Sobre


FUNDAÇÃO VIVER COM DIGNIDADE
05.399.250/0001-60 

I – DADOS SOBRE A INSTITUIÇÃO
Nome Completo: Fundação Viver com Dignidade
Endereço: Quadra – 69 Casa - 09 Conjunto Parque Piauí (Por trás da Farmácia pague Menos)

Município: Teresina    Estado: Piauí CEP: 64.025-250
Telefone: (86) 3220-3841 (86) 99971-4197/ 98862-7350/ 99460-7629
CNPJ: 05.399.250/0001-60
Ano de Fundação:       04 de abril de 2002            

Nome do Principal Representante: Maricildes da Silva
Cargo: Presidente

Registro no CMAS: 049/ 28/12/12
Registro no CEAS: 003/2003 de junho/2003.
Registro no CNAS: R0254/2005 de junho/2005.
Lei de Utilidade Publica – Estadual do Piauí Nº 5306 de 16 de Julho de 2003
  
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
        O desenvolvimento habitacional inapropriado evidente na Zona Sul de Teresina acarreta um grande fenômeno de favelização oportunizando ações de violência, fome, drogas e prostituição que vitimam seus habitantes e impedem o devido crescimento social da região.
           Sensibilizados com essa realidade, um grupo de pessoas resolveu criar uma instituição de caráter social, que ajudasse crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais; desta iniciativa resultou a criação da Fundação Viver com Dignidade no dia 04 de abril de 2002.
           A Fundação Viver com Dignidade.  temos como parceiros:  Paróquia São João Evangelista e São João Batista, Armazém Tempero, Arroz Real, Depósito de Laranjas O Bernador, Atacadão da Uva e amigos parceiros.
           Reconhecida como instituição de assistência social pelo Município de Teresina, pelo Estado do Piauí e pela União, a Fundação Viver com Dignidade está estruturada para atender e sustentar os seguintes projetos:

§  Renascer na Alegria): atualmente assiste 240 crianças, adolescentes e jovens em situação de risco, distribuídos em 07 centros educacionais, localizados em 07 comunidades  em áreas periféricas na zona sul de Teresina,  com a sistematização do ensino voltado para o reforço escolar, oficinas lúdico-pedagógicas voltada para o reforço escolar e conscientização dos direitos e deveres, além da formação humana, contando com a atuação de 07 educadores que participam de formação pedagógica e familiar. Existem também oficinas de arte Educação: Dança, Futebol, Circo, Capoeira Regional; as quais endossam as atividades pedagógicas.

§  Portadores de Necessidades Especiais: Foi criado o Centro Educacional Lar Renascer, uma casa que atende e acompanha portadores de deficiências múltiplas, prestando acompanhamento para reabilitação motora, formação para cidadania, e atividades pedagógicas e orientação para o trabalho. Paralelo a esse atendimento é feito orientações junto aos familiares, favorecendo a aceitação e a inclusão social. Existem ainda trabalhos artesanais como: biscuit, bordado, confecção de tapetes, colares, caixas decorativas, além de brincadeiras e formação com as famílias e encaminhamentos para instituições que garantam os direitos sociais a que tenham necessidade. Obs: FECHADO POR FALTA DE RECURSOS

§  Grupo de Idosos Santa Lúzia - Promorar - Acompanhamento a 50 idosos com atividades diárias compreendendo: jogos, trabalhos manuais, ginástica, ações preventivas na área de saúde, palestras informativas sobre temas referentes à terceira idade e outras ações de interesse dos Idosos. Proporcionando a melhoria da sua qualidade de vida e, conseqüentemente, a elevação da sua auto-estima.

§  Unidade de Fisioterapia Santa Luzia: atendimento a, aproximadamente, 70 pessoas carentes por dia para a reabilitação motora, trauma ortopédico e fisioterapia respiratória. O público envolvido é: crianças, jovens, adultos e idosos. A referida clínica de fisioterapia nasceu do desejo da comunidade católica de servir às pessoas carentes que tinham dificuldade de locomoção aos locais de tratamento. Atualmente a Unidade de Fisioterapia é uma referência para toda a Zona Sul de Teresina.
  
§  Rádio Comunitária FM Verona – É uma rádio de caráter comunitário-. Foi inaugurada no ano de 1997, especialmente a partir de Janeiro, com origem no movimento das santas Missões Populares, os padres Italianos que atuava na época na Paróquia São João Evangelista e um grupo de pessoas das comunidades, reuniram-se e discutiram a possibilidade de estruturar um serviço na área da comunicação. Em seguida foi criada a Associação de rádio Comunitária São João Evangelista, com seu estatuto, conforme rege a Le. E no dia 01 de Setembro de 1997, foi aberta a Rádio Comunitária FM Verona 106,9. Nome em homenagem aos padres Italianos vindo da Diocese de Verona Com o Slogan de ‘Boa Nova No Ar. Atua com programas: Educativos. Culturais. Religiosos. Esportivos. Entretenimento e trabalha com apoio cultural, sócios e eventos culturais para sua auto- sustentação.

            Portanto, o propósito desta Fundação através de seus projetos é o amparo à população e, para isso atua em várias frentes: educação, saúde, lazer (qualidade de vida), cultura, assistência alimentar e formação para a cidadania. Comunicação. Para o bom êxito das atividades proposta, buscamos parcerias com instituições governamentais e não governamentais, comunidades, armazéns, pessoas físicas e jurídicas, voluntários, organizações internacionais, instituições religiosas, e etc...
Certos de contarmos com seu apoio, de já agradecemos á colaboração
 Maricilde da Silva 
Atenciosamente, 
Presidente





ENDEREÇO DOS CENTROS EDUCACIONAIS 


( TODOS OS CENTROS FUNCIONAM AO LADO DA IGREJA)



01-CENTRO EDUCACIONAL BETINHO__ RESIDENCIAL HEBERT DE SOUSA- 


ENDEREÇO: Quadra 17 Casa 22 CEP: 64034-410. Conjunto Residencial Herbert de Sousa- Bairro Angelim


EDUCARORA: Karol- 


TURNO: TARDE - 01 Turma de Leitura e Escrita- 13:30- 17:30



02-CENTRO EDUCACIONAL ANGELIM SÃO FRANCISCO- (Próximo ao Gardem)


ENDEREÇO: Rua das Missões (Rua D”)- ANGELIM IV


EDUCARORAS: Joana D´arc e Alcilândia


TURNO: TARDE - 02 Turmas de Leitura e Escrita- 13:00 AS 16:00


03-CENTRO EDUCACIONAL SAGRADA FAMILIA __ VILA SÃO JOSÉ


ENDEREÇO: Rua Píndari S/N – Vila Wall Ferraz. Bairro Santo Antonio- CEP: 64000-000


EDUCARORA: Valéria


TURNO: TARDE – 01 Turmas de Leitura e Escrita


OFICINAS DE ARTES E EDUCAÇÃO

ANGELINS : 1, 2 e 3 - Oficina de Futebol - Educador - Manoel
SAGRADA FAMÍLIA - Oficina de Circo - Educador - Vitor
SANTA TERESINHA - Oficina de Capoeira Regional - Educares  - Fred e Marlene

Postagens mais visitadas